quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O Desnorte Federativo

Custa-me, mas tenho que admitir. Pinto da Costa tem toda a razão naquilo que disse. Sinceramente acho não só inoportuno como ridículo um jogo com o Gabão (pelo menos nesta altura). Não bastavam os factores externos ao jogo (clima e duração da viagem) se não também os que dizem directamente respeito ao mesmo: relvado péssimo (há pelados melhores), árbitro anedótico (os nossos dos distritais são infinitamente melhores) e elevada agressividade do adversário, que poderia levar a lesões gravíssimas. Jogar por 800.000 €, à custa dos clubes, sendo que a maioria deles tem Taça de Portugal no fim de semana é uma irresponsabilidade! Já para não falar que o que é necessário nesta altura é testar a selecção contra equipas competentes, similares às que temos no nosso grupo de apuramento para o Mundial de 2014. 
Como se isto não bastasse, a exibição de Portugal foi, no mínimo, fraquinha. Mas o problema não é de agora. Temos uma selecção cheia de prima-donas, onde só interessam os penteados da moda e os brinquinhos na orelha. O que é feito de jogadores do tipo Figo, Rui Costa, Pauleta, Paulo Sousa, Nuno Gomes e outros que tais? Orgulhavam-nos e não faziam figuras tristes, fosse o adversário a Inglaterra ou o Luxemburgo. Mais: as notícias que temos dos nossos internacionais são sempre pela negativa: Quaresma bateu num polícia; Nani é um proscrito no Man Utd porque quer ganhar mais do que vale; Ronaldo é o rei da gabarolice e pelos vistos é perito em atirar pessoas ao Tejo... Olhamos para outras selecções e eles têm jogadores que são modelos dentro e fora do campo, sem gabarolice associada. Falo de Pirlo, Klose, Káká, Xavi, Iniesta, Messi, Gerrard, etc. Alguma coisa está a falhar. Uma delas é sem dúvida as selecções jovens. Pergunto em jeito de desafio: onde estão os vice-campeões do mundo em sub-20? São titulares nos seus clubes? Esse resultado foi excepção à regra numa altura em que os resultados, por exemplo dos sub-21 têm deixado muito a desejar, de há uns tempos para cá. Quem se perfila para substituir Cristiano Ronaldo, Raul Meireles e Bruno Alves? O Sporting tem Bruma, Pedro Mendes, João Mário e Esgaio; o Benfica tem André Gomes, André Almeida e Ivan Cavaleiro; o Porto tem Tiago Ferreira e Sérgio Oliveira (que na minha opinião é excelente), entre outros. Mas estes jogadores têm de ter uma oportunidade séria. Não nos podemos esquecer do futuro radioso que se anunciava a Carriço, Miguel Vitor e Diogo Viana e que nunca  se verificou.
A selecção bem que poderia utilizar esse elevado cachet que cobra para compensar os clubes pelos jogadores que "empresta". Esse dinheiro poderia também servir para incentivar as equipas de menor nomeada a formar. Já agora: porque não colocar a regra de 5 estrangeiros por equipa nos escalões abaixo da Liga Zon Sagres? Se calhar é uma medida que não interessa. Mas qualquer dia vamos estar novamente no patamar de uma Roménia ou de um Suiça, que era onde estávamos antes do Euro 2000. 
Relembro ainda que Queiroz também caiu assim. Paulo Bento que se acautele!  


Sem comentários: