sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A descer todos os Santos ajudam!

Mais um jogo, mais uma derrota. Quem não viu o jogo pensará que é um resultado lógico, atendendo ao estado actual das coisas, mas a verdade é que foi um resultado muito injusto. Com o novo treinador na bancada, Franky Vercauteren, o Sporting procurou jogar com velocidade, embora não tenha sido bem sucedido nesse capítulo. Por outro lado, continuo sem perceber a insistência em Jeffren! O rapaz joga pouco, corre pouco, passa sempre ao lado do jogo e ganha muito! Os comentadores até pensavam que o rapaz tinha entrado lesionado de início, tal é a sua apatia. Os centrais metem água por todo o lado: Rojo pensa que é CR7 e põe-se a brincar na defesa, dando origem ao canto do 1-1, em que também é batido nas alturas; Boulahrouz, sem confiança, é batido em velocidade e só podia ser expulso. Pela positiva destaco Rinaudo e Cedric.
Se em épocas transactas acusavam Rui Patrício de comprometer a equipa em momentos chave, neste momento é o melhor jogar da equipa, a léguas dos demais. Transmite uma segurança a toda a prova e, se a equipa mantiver a sua trajectória descendente, torna-se subaproveitado no clube. Parece-me ser o único jogador capaz de gerar mais-valias financeiras.
Relembro, ainda, que bem recentemente o esquema táctico do Sporting apresentava sempre dois avançados. Nos ultimos dois anos, a equipa alterna entre o 4-2-3-1 e o 4-3-3, perdendo a equipa solidez defensiva e presença no ataque. Segundo consta, Vercauteren é fã do 4-4-2. E também promove os jogadores jovens (Vossen, Lukaku...).
Parece-me ainda inevitável que o Sporting vá ao mercado em busca de um PL. A presença de um único PL de raiz (Viola claramente não o é...) torna esta questão ainda mais urgente.


2 comentários:

Marco Copeto disse...

Concordo plenamente contigo, que o Sporting tem vindo a melhorar, mas também penso que piorar é quase impossível, visto que a equipa não estava a nada.
Mas existe 2/3 jogadores que não se consegue compreender como estão a jogar, tirando que há grandes lacunas na equipa. Destaco a falta de alguém que faça a ligação entre meio campo e linha avançada.

Espero que a equipa continue a melhorar e que no próximo jogo já apresente mais qualquer coisa, apesar de eu não estar com grande confiança.

Pode ser que me consigam surpreender.

Nuno Silva disse...

é muito difícil evitar dizer que está tudo mal a equipa do sporting quando o ataque é extremamente perdulário, apesar de criar algumas boas oportunidades de golo... e quando se vê que não havendo tampão eficaz no meio campo, tb não há posicionamento defensivo adequado tanto nas transições como na organização.

há muito trabalho a fazer.