quarta-feira, 24 de outubro de 2012

E os próximos a sentir a chama do Dragão são... FC Dynamo Kyiv

O FC Dynamo Kyiv será a próxima vítima a sentir o fogo do dragão? Esperemos que sim, pois o trajecto na Champions este ano tem sido percorrido só com vitórias até ao momento. Acho muito sinceramente que o FC Porto vai vencer este jogo, dado que neste tipo de jogos "a sério" os portistas não têm facilitado minimamente a vida aos adversários. O FC Porto é mais forte, mas terá de o provar dentro do terreno de jogo, dado que o FC Dynamo Kyiv também é uma equipa habituada a estas andanças da Champions à já muitos anos. Os jogadores e extrutura portista portanto está avisada e sabe bem o que tem de fazer, JOGAR FUTEBOL ao mais alto nível. Já o FC Dynamo Kyiv, sabe que o Dragão não é casa fácil para nenhuma equipa do mundo lá ganhar. No outro jogo do grupo, GNK Dinamo Zagreb - Paris Saint Germain FC, era excelente se o Paris Saint Germain FC sai-se derrotado para o FC Porto ficar com uma vantagem já esclarecedora e com toda a certeza certa de apuramento. Por outro lado há também aqui a disputa do quinto lugar do ranking da UEFA entre a França e Portugal, que este ano promete.

Penso que o 11 inicial do FC Porto irá ser este: Helton, Danilo, Maicon, Otamendi e Mangala, Fernando, Lucho González e João Moutinho, James Rodriguez, Cristian Atsu e Jackson Martínez.

Eu pessoalmente apostaria em Miguel Lopes no lugar de Mangala.
Este jogo tem mais um foco de interesse para a equipa portista, a vitória esta noite frente ao FC Dynamo de Kyiv dá 8º lugar na tabela da história da Champions. O FC Porto tem mais pontos na Liga dos Campeões do que todos os outros clubes portugueses juntos e é a única equipa fora da esfera dos principais campeonatos que se consegue integrar no top 10 europeu. O FC Porto é o atual nono classificado a nível europeu, mas hoje pode ultrapassar a Juventus, que com o empate de ontem, hoje pode ver-se ultrapassada.

A nível interno, a superioridade do FC Porto é enorme, de tal forma que consegue somar mais pontos do que todas as outras equipas portuguesas juntas. SL Benfica, Sporting CP, Boavista FC e SC Braga contabilizam, no somatório do histórico de cada um, as mesmas presenças dos campeões nacionais (17), embora com muito menos vitórias (36, contra as 55 dos portistas) e pontos (101, contra 150 dos portistas).

Este registo do FC Porto é impressionante, tendo em conta a diferença de orçamento para os "grandes" clubes europeus.


Nota final para o jogo de ontem do super SC Braga. Foi impressionante aquela primeira parte em Old Trafford a meter o todo poderoso Manchester United FC em sentido com constantes trocas de bola no máximo a dois toques em pleno meio campo adversário. Na segunda parte imperou a lei da experiência e alguma sorte também à mistura. Parabéns SC Braga, mereciam mais, mas muito mais do que o resultado verificado.





Sem comentários: