terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Professor ou Santo Milagreiro?

O que todos esperávamos aconteceu. Franky Vercauteren foi demitido - ou será que se demitiu? - e Jesualdo Ferreira é o novo treinador do Sporting. Todos esperavam este desfecho, embora confesse que o esperava lá mais para o fim da época.
O que podemos dizer do trabalho de Vercauteren? Pouco ou mesmo nada. A equipa continua sem jogar nada, a um ponto da linha de água. Por mais baixas que fossem as expectativas, ninguém esperava que Vercauteren saísse do Sporting com um score tão mau.
Jesualdo terá um trabalho sobre-humano para conseguir meter ordem na equipa do Sporting. Primeiro vai ter de decidir quem sai e quem entra. Eu aprovo o negócio Izmailov/Miguel Lopes. Se Izmailov passou nos testes médicos é porque se passava algo mais do que as lesões. Como tal, se simulou lesões, foi um mau profissional. Miguel Lopes entra de caras no onze do Sporting. Basta ver o último jogo, em que Cédric deixou espaço nas costas e cá vai disto. Golo do Paços. Estou curioso em ver qual será a postura de Jesualdo. Hoje já li que Boeck pode sair. Erro número um. Era a melhor alternativa a Patrício. Elias já não deve mesmo voltar - assim o espero. Que desilusão. Por alguma razão ficou algum tempo sem ser convocado. Deve ser um terrorista de balneário.
Pode-se mudar de treinador, mas o problema persiste. Godinho Lopes continua agarrado com Super Cola 3 ao lugar. Eduardo Barroso fala muito, mas faz pouco. Ou Godinho se demite ou tem de se arranjar maneira de o destituir visto que isto está a tomar proporções anedóticas. Seja um golpe palaciano, uma Assembleia Geral, seja o que for. A sorte deste fim-de-semana foi que Moreirense e Nacional jogaram com Braga e Porto, caso contrário o Sporting arriscava-se a estar em zona de descida. Demasiado mau para ser verdade. Admiro os 20000 sofredores que se dignaram a ir a Alvalade no jogo com o Paços.
Vamos ver quais serão os próximos capítulos e se o Sporting não tem um epílogo indigno da sua História.

1 comentário:

Nuno Silva disse...

De facto começa a dar "dó" este SCP versão Godinho Lopes.

... desde a parte desportiva à financeira, passando por transferências, gestão de carreiras de atletas e treinadores... está TUDO mal.

Faz falta ao futebol português um SCP forte... Todos os campeonatos bicéfalos por esse mundo fora, concentram demasiadas energias e atenções nessa rivalidade a dois e tornam os ambientes à volta do desporto muito pesados, agressivos e até violentos.

Desejo sinceramente que o SCP recupere, até porque tenho alguns amigos que necessitam dessas alegrias.

Quanto a Izmailov... espero que dê rendimento desportivo ao FCP... de qualquer das formas, a mostrar-se em grande nível será uma demonstração de falta de carácter e profissionalismo no período em que esteve no SCP... normalmente não gosto destes atletas.

Há ainda a componente de capacidade física... nesse capítulo, tenho total confiança no departamento médico do FCP. conheço pessoalmente alguns deles e sei o excelente trabalho que fazem... aliás, trabalho de nível mundial! São parceiros da UEFA em alguns trabalhos de investigação, e são referência internacional em reabilitação de lesões e prevenção. Em 2009/10 (?!) o FCP foi o clube europeu com menor tempo de indisponibilidade dos seus atletas devido a lesão.

Miguel Lopes, não iria renovar pelo porto, desta forma continuamos com 50%do seu passe, estabeleceu um contrato de 5 anos e pode ainda rever alguma coisa para os 2 clubes em caso de transferência... tb aí foi um bom negócio.