quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Resumo da 1a metade da época

Após terminar a 1a volta, e estando mais ou menos finda a 1a metade da temporada é altura de fazer um balanço da época desportiva até ao momento.

O SL Benfica revelou-se uma equipa muito solida defensivamente, com Garay como unidade preponderante na equipa de Jorge Jesus! Artur Moraes é uma peca fulcral, garante da estabilidade e confiança defensiva da equipa encarnada!

No meio-campo, com as saídas de Javi Garcia e Witsel, sobressaíram 4 jovens, Matic, Enzo Pérez, André Almeida e André Gomes, revelando-se peças fundamentais no meio campo defensivo!

No ataque, como era de esperar, a abundância de jogadores desequilibradores é uma das imagens de marcas deste Benfica, a somar às pecas já existentes na época passada, Salvio, Ola John e Lima vieram acrescentar muita qualidade!

No campeonato, uma prova quase imaculada, com apenas 3 empates, no entanto 2 dele no nosso próprio reduto, frente a 2 adversários directos! De resto o Benfica revelou-se claramente superior à maioria dos adversários!

Na Champions, num grupo onde era suposto o Barcelona fazer 18 pontos, a vitoria do Celtic Glasgow frente aos culés deitou tudo a perder para um Benfica que perdeu em Moscovo! Agora na Liga Europa o Benfica é candidato, no entanto não sei se será uma das prioridades da época...

Nas taças internas, o Benfica encontra-se nas meias-finais de cada uma das competições, sendo que em cada uma delas tem grandes probabilidades de chegar à final, no entanto não é de desprezar a valia do Braga, ainda por cima no seu próprio terreno!

Em resumo, o Benfica catapultou-se para uma 2a metade da época em grande forma, estando em todas as frentes, mas em todas ainda se pode hipotecar todas as conquistas!

PS: O choradinho ridículo que se vem a verificar por parte das pessoas ligadas ao FC Porto não é nada abonatório para quem tem sido beneficiado escandalosamente nos últimos 25 anos!


1 comentário:

Nuno Silva disse...

Tó... este ano fiz como resolução de novo ano deixar de contra argumentar essas questões de clivagem entre Portistas e Benfiquistas... ou melhor das respectivas direcções e presidentes que se odeiam... porque os adeptos genuinos, não seguidistas, gostam é de bola e de relva... bancadas cheias, passes e golos.

entretanto se quiseres contunuar com essas coisas de quem é benificiado ou prejudicado nos últimos não-sei-quantos-anos... tudo bem.

comentarei apenas os lances da jornada e o resto deve ser focado no futebol jogado.

esta jornada Porto e Benfica fizeram 2 bons jogos... o jogo do Benfica de maior dificuldade e o do Porto com um adversário acessível mas que foi completamente cilindrado pelo Porto.

A verdade desta Liga é uma... Porto e Benfica estão a anos-Luz (salvo seja) de todos os outros... a diferença é abismal, fruto da criação das equipas B e da crise económica. As equipas B vieram tirar a muitos clubes o parasitismo em que viviam, aproveitando-se do excesso de jogadores dos grandes para obterem empréstimos praticamente sem investimento e sem custos.

De qualquer forma, não me estranha que este seja mais um campeonato em que um dos dois possa ganhar sem um a única derrota na Liga... aliás, até podem terminar os 2 sem derrotas no campeonato. só mesmo um jogo mesnos conseguido com Sporting, Guimarães, Braga ou Paços é que podem estragar as contas.

Quanto à 1ª volta... praticamente sem história, o desnílvel é muito grande. esse desnível pode resguardar as equipas para as competições europeias ou o inverso... fazer com que acusem demasiado a diferença de ritmo e intensidade competitiva da nossa realidade para os embates europeus. eu pessoalmente preferia ver o Porto a chegar às eliminatórias da champ's em ritmo, com vários jogos intensos (óbviamente sem lesões)

Ao contrário de outros adeptos tenho a capacidade de encaixe para perceber que houveram alguns erros de arbitragem e que alguns benificiaram o Porto. No entanto tb tenho que assinalar porque é verdade, nos jogos em que perdemos pontos houveram erros graves a prejudicar o Porto... nomeadamente em Barcelos na 1º jornada - 2 penalti claros (aponto apenas esta por comparação ao jogo de ontem).

Quanto a jogadores...

do lado do Benfica: o Matic a surpreender, o GR artur a comprometer algumas vezes, o Lima a resolver vários jogos aflitivos... e o Jesus a mostrar uma capacidade que não parecia ter de reequilibrar e reinventar a equipa

do lado do Porto:

o Vitor Pereira a ganhar consistência, os 2 grandes laterais de nivel mundial na forja, 3 grandíssmos centrais - Mangala a crescer muito, Moutinho e Lucho de enorme qualidade no meio campo, James a mostrar e aliar à sua qualidade intrinsec, uma consistencia crescente e regularidade...

o jogador da Liga até agora: Jack Martinez... grande goleador em perspectiva... mas alto lá que o nível de exigência interno é baixo ... falta dar provas nas competições europeias... mas já jogou e fez jogar e marcou golos, alguns deles de grande estética.. Na sua 1ª época na europa.