terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Benfica 2 - Porto 2




Já lá diz o dito... um empate fora de casa é como uma vitória ...


Porto e Benfica são as 2 melhores equipas de Portugal (não segundo a IFHS)... de longa distância! Este foi o primeiro de grandes duelos que a época vai trazer.


O Benfica chegava a este jogo com uma vantagem teórica de 3 pontos que poderiam ser 6. Mesmo que transitoriamente seria um rude golpe nas motivações do FCP. É pelo resultado e especialmente pela exibição que escolho o treinador do FCP como figura do jogo e da semana.


... quando todos esperavam um jogo de fulgor do SLB, da afirmação do seu futebol de ataque, depois de algumas recentes goleadas... o Benfica mostrou-se tímido e receoso, talvez sobranceiro.


Quer no discurso, na preparação do jogo e na leitura do jogo, o Vitor Pereira esteve bem. Fez a equipa estar motivada e confiante apesar de 2 baixas muito importantes: James e Maicon são respectivamente o melhor jogador da Liga e Melhor central. Fez ainda a equipa entrar de forma surpreendente a pressionar muito alto, em ataque continuado e em posse de bola... Vitor Pereira ditou o ritmo do jogo, e do discurso antes e depois do jogo.


Foi um bom jogo de futebol, com uma primeira parte digna da Premiership.


...para o adepto mais desprendido foi excelente de ver, mas para os mais exigentes e entendidos... aqueles lances de início de jogo não são lances que se admitam nas defesas.


de resto, os comentários do Vieira e Jesus dizem tudo: dizem eles que ficaram desiludidos por não ganhar e por não terem praticado um bom futebol... o Jesus disse que haviam pequenos erros aqui e ali... e que nem sempre é possível impor o futebol que estão habituados.


A verdade é mesmo essa:


- são as 2 melhores equipas de Portugal... de longe


- o Porto entrou muitíssimo mais motivado, forte e ofensivo


- o benfica foi completamente anulado, sendo obrigado a fazer um tipo de jogo que a bancada não gosta nem estão habituado


- o Porto manteve-se sempre muito mais pressionante e com mais posse de bola até perto do final, altura em que fez 2 substituições de equilibrio defensivo


- o Maxi... já é comentado à muitos anos... não vale a pena. devia ter sido expulso, claro... não é forma de se entrar à bola, a menos que se queira atingir o adversário... já para não falar das constantes picardia com os àrbitros e adversário


- O Matic, até compreendo que não foi expulso devido às circunstâncias de jogo com critério largo ... mas mesmo com pouco rigor era 2º amarelo


- Faltou um amarelo ao Fernando


- Há 2 foras de jogo... o do Varela aos 2 minutos é mau demais


Mas realço o bom jogo das 2 equipas... e que vamos ter campeonato até ao fim.

3 comentários:

António Pista disse...

O Maicon melhor central da Liga? E o Garay vem em que lugar no teu ranking?

Jorge Copeto disse...

Confesso que esperava mais do Benfica mas, após os golos sofridos, principalmente o enorme erro do Artur no 2º (acontece sempre algo com o Porto) considero que foi um bom resultado.
O Benfica apenas fez o necessário para empatar. Acredito que um pouco mais da maioria dos jogadores, seria possível virar o resultado a nosso favor.
Nuno aceito o James como o melhor jogador da Liga mas Maicon o melhor central? Acredito que a cor da camisola tenha falado mais alto.
Quanto às supostas expulsões, aceito a do Maxi mas nunca a do Matic. Este último a ser expulso teria a companhia do Fernando (vermelho direto), Moutinho e Lucho (acumulação).
Tenho dificuldades em perceber as críticas portistas para a agressividade apresentada por Maxi. Creio que é necessário relembrar que Bruno Alves fez parte do plantel portista durante muitos anos tendo agora não um mas dois substitutos à altura: Abdoulaye e Mangala.
Creio que Jesus falhou nas substituições, quando substituiu o Lima e deixou o Cardozo, e tardou na de Gaitan. Ola John e Lima trariam mais velocidade ao jogo e dificuldades ao Porto.
No Benfica realço pela positiva o enorme jogo do Matic e pela negativa o Artur e Maxi (ultimamente tem realizado jogos muito pobres).

Nuno Silva disse...

MAicon tem 24 anos e vai entrar na fase tipicamente de maior evolução num central... arrisco dizer que aos 27 anos está ao nível do Pepe e R.Carvalho.

já o tinha dito na época 2009-10, que era para aquela idade o melhor central da história do Porto.. .vale o que vale!!! mas respeito a admiração que têm pelo Garay... é um grande central. para mim perde para Maicon porque já atingiu o pico da sua evolução.

EU já cedi na possivel expulssão do Matic... compreendo que não fosse expulso! agora não venha cá com essas de Moutinho, Fernando e Lucho.

O Porto fez muitas faltinhas à saída da defesa do Benfica, que emperraram a transição e construção de jogo ofensivo... compreendo que deixe um nervoso miudinho... mas acho injustas os pedidos de cartão.

Reparem bem que dos 2 golos do SLB nenhum resulta de uma oportunidade de golo... a única oportunidade foi o lance do CArdoso... grande defesa do Hélton.

De resto, o ritmo foi completamente ditado pelo FCP que controlou e dominou todo o jogo... nem perigo de lances de bola parada o SLB consegiu criar.

se pensarem que o jogo foi de facto equilibrado, percebam que o lance do CArdoso poderia ser importante para o resultado... percebam q importância de assinalar mal 2 foras de jogo muito perigosos e 1 outro pouco prometedor.

além disso circula um video na net que dá bem para perceber o porque da irritação do VP com o Maxi... foi o jogo todo a dar toque, empurrões, a picar o AlexSandro, Arbitro assistente, etc...