quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Bom Ano!


Ano novo, vida nova! Assim diz o ditado e em termos futebolísticas, a época não começa com o ano civil, mas algumas janelas se podem abrir com o mesmo!

Se para quem está bem desportivamente, o início do ano civil pode ser negativo (possibilidade de algum magnata vir recrutar alguma das jóias da coroa, vide Cardozo, Garay ou Lima no Benfica, James, Jackson ou Moutinho no Porto), para quem precisa de ânimo desportivo e não só, a abertura da janela de transferências pode ser uma lufada de ar fresco nas suas hostes, vide Sporting e a possibilidade de reajustar o plantel.

No que me diz respeito, ou seja, no que toca ao SL Benfica, parece-me que não haverá grandes novidades no que a reajustes do plantel diz respeito, os regressos de Michel e Roderick, não irão afectar em quase nada as opções habituais de JJ, e em termos de saídas, poderão existir alguns empréstimos a realizar, mas nada de extraordinário.

Ou seja, o início do ano, afectará apenas o Benfica em termos desportivos, e porquê? Porque disputa 8 jogos durante o mês inteiro de Janeiro, algo raro para uma equipa portuguesa, mas que só alguma equipa que ainda participa em todas as competições internas e europeias, como o Benfica, se pode orgulhar de "luxar".

As taças podem servir para dar ritmo de jogo a alguns atletas que recuperem de lesões, ou que são importantes para os jogos que se avizinham, vide FC Porto, SC Braga ou Leverkusen! No entanto as taças são para vencer, e se na Taça da Liga conquistámos as últimas 4 edições, a Taça de Portugal é um objectivo que foge deste 2003 e é primordial que se volte a conquistar este ano!

No entanto, a grande competição, e a qual deve ser encarada como principal objectivo é sem dúvida o Campeonato Nacional, que deverá ser a competição em que o Benfica se deverá apresentar sempre na máxima força! Mas (e há sempre um mês), pode haver um trade off a colocar-se nas mentes dos Benfiquistas, a Liga Europa! Eu sou da opinião que o Benfica deve conquistar uma competição europeia nos próximos anos, e se a Champions é uma miragem um pouco difícil de obter, principalmente enquanto Real Madrid e Barcelona estiverem como estão, a Liga Europa pode ser uma conquista muito saborosa e nunca de segunda! Ora, o trade off que poderá acontecer será a escolha entre as duas grandes competições a conquistar, ou seja, a dar prioridade em relação à outra, caso as coisas se ponham nestes termos!

Uma saudável dor de cabeça, para o Mister Jesus resolver, e falando em JJ, deve-se renovar já, e de preferência para os próximos 5 anos de Benfica!

Hoje, na Luz, recebemos o Desportivo das Aves, e como qualquer outro jogo em que o Benfica esteja presente, é para ganhar seguramente!

Carrega Benfica!

Sem comentários: