quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Compras de Natal (ou de Ano Novo)

Esta é das minhas alturas favoritas do ano. Não só por causa do Pai Natal, mas essencialmente até pela janela de transferências de Janeiro. Ouvindo o que disse o nosso manager no dia de ontem, depreendi, imediatamente, que vai haver vassourada das grandes no plantel do Sporting. Mais: os lugares deixados vagos por essas dispensas, seria ocupado por jogadores emprestados ou da equipa B. Tudo certo. Porém, não nos podemos esquecer qual era apontada como a maior falha do Sporting há uns anos: excesso de juventude. Logo, será necessário contrariar esta situação com jogadores experientes mas BONS. Eu próprio já elaborei uma lista de dispensas e uma potencial lista de contratações. Sabendo que isto não é o Football Manager, claro. O emagrecimento do plantel poderia abrir espaço a alguns jogadores de qualidade.
Para começar, dispensava:
  • Xandão: como é que um jogador com esta estampa física não ganha um duelo individual? Para mais é mais lento que uma tartaruga. A Lazio está interessada? Levem-no!
  • Elias: 10 milhões de euros. Internacional brasileiro. Parece que anda a fazer algum favor ao pessoal. A Rússia ou o Brasil esperam por ele.
  • Gelson: versão menos evoluída do Rinaudo. A defender tudo bem, mas com a bola nos pés tá quieto! Deve regressar à Suiça.
  • Izmailov: um clube não se pode dar ao luxo de pagar um balúrdio a uma jogador para este disputar 2 jogos por ano e mesmo assim incompletos! Não acredito que vá para o Porto. Penso que irá para Leste, possivelmente para uma equipa de Moscovo.
  • Pranjic: lembrava-me de o ver jogar e tinha a ideia de ser um bom jogador. Pelos visto enganei-me. Pode ser que queira regressar à Holanda ou mesmo à Croácia.
  • Boulahrouz e Rojo: indissociáveis. Sózinhos são maus. Juntos são péssimos. Fazem a pior dupla da Liga Zon Sagres.
  • Jeffren: um pontencial Izmailov. Ganha muito para o que faz. Poderá sair para o Liverpool.
Podem ser muitas mexidas, mas para mim a segunda volta deveria funcionar como uma espécie de pré-época. Assim não andaríamos a fazer figuras tristes no início da próxima época. 
No que diz respeito a entradas, promovia as subidas definitivas de Esgaio, Pedro Mendes, João Mário e Bruma. Tentaria resgatar Wilson Eduardo (Académica) e Nuno Reis (Olhanense). Da Liga Zon tentaria contratar Flávio, Cissé e João Dias à Académica; Roberge ao Marítimo e André Leão ao Paços de Ferreira.
Será que Ricardo Carvalho não quer vir dar uma perninha? Fica o convite.
Sempre admirei muito os avançados do futebol italiano. Quem consegue marcar dez golos/época naquele campeonato é bom; quem consegue vinte é um fora de série! Penso que nomes como Néné (Cagliari), Borriello (Génova), Amauri (Parma), Calaió (Siena), Bianchi (Torino), Iaquinta (Juventus) ou Pozzi (Sampdória) acrescentariam qualquer coisa ao poder ofensivo do Sporting. 








2 comentários:

F. disse...

Pos muito bom. Concordo totalmente

Jorge Copeto disse...

Apenas não concordo com 2 das dispensas: Rojo e Elias. Acredito que ambos possam render bem mais mas em posições diferentes. O 1º a lateral esquerdo, posição que atua na seleção Argentina, e o segundo como médio direito ou interior direito. A lateral esquerda do sporting até está bem entregue a Insúa mas este ano está a realizar um campeonato bem mais abaixo que o anterior.
Como podes compreender também é difícil conseguir rotinas ou mesmo confiança nos colegas quando em cada jogo que fazemos o treinador nos coloca em posição diferente ou muda os colegas que estão ao nosso redor. É isso que normalmente tem acontecido no sporting.
Confesso que também tem sido difícil de entender quando alguns jogadores, após realizarem uma época transata a um nível bastante alto, são colocados na prateleira com poucos minutos de jogo. São os casos de André Martins, pela qualidade de passe e entrega ao jogo; Adrian, pela qualidade de passe e remate fácil; e Carriço, pela marcação e entrega ao jogo, deveriam apresentar muitos mais minutos. Por acaso, estes ocupam posições de jogadores mencionados na tua lista de dispensas.
Por fim, e já que estamos a falar de dispensas e contratações, o que faz falta ao sporting é um treinador, mas um treinador a sério que consiga falar a língua da maioria dos jogadores do plantel e saiba atuar no momento certo. Também precisa de uma direção/responsáveis que sirvam o clube e não que utilizem o clube para benefício próprio.