terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Disciplina

Esta situação mais tarde ou mais cedo iria acontecer. Jogos sem policiamento, "adeptos" sem educação e respeito pelo adversário, jogo e jogadores, "adeptos" que apenas frequentam este tipo de eventos para descarregar as suas frustrações.
Após os incidentes, aparece agora o veredicto e o Vitória é punido com o próximo jogo à porta fechada, decisão também para a equipa B. Ou seja, Guimarães vs Académica, que se realiza no próximo domingo, e Guimarães B vs Benfica B, no dia 10 de março, não terão público.
Não é que não concorde com a decisão, para além dos jogos à porta fechada as multas também foram avultadas (mais a falta de receita de bilheteira em ambos os jogos) mas que me recorde, já é o 3º jogo em que o Braga tem os seus adeptos envolvidos (Braga vs Paços de Ferreira e Braga B vs Leixões) em situações ocorridas este ano e apenas foi punido com castigos monetários. Espero que na próxima quarta-feira, jogo com o Benfica para a Taça da Liga, não aconteça nada mais grave.
Voltando ao policiamento, se esta decisão política apenas serve para os clubes pouparem algum dinheiro não defendendo os interesses dos verdadeiros adeptos e se a Liga de Clubes não está de acordo com a lei, poderia esta avançar com uma ajuda financeira para o policiamento e evitar problemas mais graves.



1 comentário:

Nuno Silva disse...

Como disse o ministro... o clube organizador podia ter solicitado a presença da PSP e não o fez.

São questões de keitura de lei que me ultrapassam, e a todos nó spenso que ultrapassa.

mas o importante é que o desporto é um negócio, especialmente ao nível das competições profissionais e deve estar sempre presente a policia porque se trata de aglomerações de vários milhares de pessoas e há sempre um risco acrescido de confusão.

Mas essas forças policiais não têm que ser pagas pelos nossos impostos , mas antes, pelas empresas que gerem o negócio futebol profissional.

ao nível do futebol não profissional penso que aí deve o estado assegurar o policiamento.

como se vê o papel de Steward, pouco mais serve do que arranjar confusões nos túneis. são obviamente limitados para manter a ordem em casos de desacatos, não servem para revistar eficazmente porque continuam a entrar petardos e outros objectos para dentro dos estádio...


*** uma pequena nota: os iluminados, pagos pela Sagres, que decidiram apressadamente, a pedido, à revelia do código administrativo, à pressa, os casos do FCP e do Boavista não ganhou um único dos processo a decorrer.

Fosse este futebol um bocadinho mais digno do que o país e tanto o FCP com oo Boavista teriam que ser compensados monetáriamente... o que levaria à falência da Liga e respectivos associados. os beneficiários que agradeçam !